Foco nas gavetas

Você tem percebido que sua vida está parada, monótona sem espaço para novidades ou ainda nota que não tem tempo para nada e não dá conta das tarefas? Provavelmente suas gavetas estão desarrumadas, cheias de coisas inúteis, quebradas, remédios ou cremes vencidos, papéis desnecessários, roupas que não usa há anos etc. Guardar entulhos, velharias e ambientes bagunçados é um convite a uma vida sem novidades e estagnada.

Então ficou claro que chegou a hora de colocar a mão na massa e reverter essa situação. As gavetas representam a energia de projetos futuros, desejos e metas.

Dicas para organizar as gavetas:

  • Primeiramente verifique item por item descartando tudo que não precisa mais ou que estiver vencido e se livre deles.
  • Nas primeiras gavetas de um móvel, coloque os itens mais usados.
    No fundo das gavetas, coloque as coisas menos usadas.
  • Utiliza caixas e divisórias para guardar objetos menores.
  • Objetos cortantes ou pontiagudos devem ficar fechados em caixas para não causar acidentes.
  • Separe as roupas por cores e utilidade (camisetas, roupas intimas, shorts etc)
  • Distribua os objeto de acordo com sua função (por exemplo: materiais de escritório, artesanato etc).
  • Como última e principal dica para aplicar o feng shui em suas gavetas, jamais use gavetas para esconder suas bagunças ou deixe-as desorganizadas. Quanto mais você mantém o espaço organizado, mais as energias boas vão fluir em sua casa ou escritório.

 

Você conhece os tipos de ba-guá? – Parte 1

Basicamente existem dois tipos de ba-guá: Um para ser usado do lado de fora da porta de entrada para rebater as energias negativa que é o ba-guá da seqüência do céu anterior e o outro que é usado como referência para a aplicação do Feng Shui e é usado tanto pela Escola da Bússola como pela Escola do Chapéu Negro, é o ba-guá da seqüência do céu posterior.

Este ba-guá é um poderoso amuleto usado para atrair energias positivas e rebater as energias negativas. Deve ser usado do lado de fora da porta de entrada, logo acima do batente. Possui um espelho no centro que pode ser convexo ou não.

O seu nome, ba-guá da seqüência do céu anterior, se refere a ordem dos trigramas – conjunto de três linhas partidas ou inteiras – estão dispostos no octógono que é uma figura geométrica de oito lados.

Cada trigramas está ligado a uma força ou elemento da natureza. Eles formam um potente círculo energético quando estão organizados nesta ordem. Por isso, antes de comprar o ba-guá, é preciso conferir se a seqüência interna está correta para o amuleto funcionar.

Esta seqüência se chama céu anterior porque representa o momento único e perfeito imediatamente anterior à criação do Universo, onde céu e terra estão alinhados, o tempo ainda não existe e o ciclo das estações não está em movimento. É o céu abstrato, conceitual e invisível. Os trigramas da ordem do céu anterior deixam as forças negativas fora de casa. Age como se fosse um filtro.

Os chineses tem um grande respeito por este talismã. Quando ele se quebra, é enrolado com cuidado em um papel amarrado com um cordão vermelho e deixado num templo ou jardim em sinal de gratidão pela sua proteção. Quando ele quebra deve ser substituído imediatamente.

As cores são variadas, sendo que os chineses geralmente usam o vermelho, o verde e o dourado, mas mesmo sem estas cores o ba-guá faz efeito.

Quando for colocar o ba-guá na porta é bom recitar o mantra do Buda da Compaixão – OM MANI PADME HUM – e mentalizar para que só entre coisas boas na casa e que as negativas fiquem sempre de fora.

O significado de cada trigrama será explicado na parte 2! – fique ligado!

Você conhece os tipos de ba-guá? – Parte 2

O significado de cada trigrama:

Trigrama
Nome em chinês
Imagem
Atributo
Chien Céu Pai
  Kun Terra Mãe
  Chen Trovão Filho mais velho
  Sun Vento Filha mais velha
  Kan Água Filho do meio
Li Fogo Filha do meio
  Ken Montanha Filho mais novo
  Tui Lago Filha mais nova

Essa série sobre ba-guás continua na parte 3! Até lá!